quinta-feira, 16 de junho de 2016

O Caseiro

Direção: Julio Santi
País:  Brasil
Ano: 2016 



Davi (Bruno Garcia) é um professor de psicologia que estuda casos de pessoas que acreditam verem fantasmas. Certo dia é instigado, por sua aluna Renata, a visitar o sítio de sua família, onde acredita ser assombrado pelo espírito do antigo caseiro da casa, que se matou. A partir disso Davi se depara com situações que irão fazê-lo repensar em toda a obra estudada durante sua carreira de professor e escritor.


O Caseiro é o segundo longa metragem dirigido por Julio Santi. Nesta história, que mistura fantasia com realidade, Davi começa como um observador externo e aos poucos vai interagindo com os personagens presentes no sítio de Renata. O diretor não tem pressa com o roteiro, sua estória é contada detalhadamente de forma madura e assombrosa, deixando o espectador curioso e instigado.

Para os amantes de filmes de espíritos e fantasmas, O Caseiro é um deleite, assim como para os apreciadores de filmes de investigação e suspense, como eu, caro leitor. Falando em suspense, vale lembrar que o clima do filme evoca, de certa forma, a direção de M. Night Shyamalan, principalmente em Sexto Sentido, onde o personagem analisa os fatos de fora e também acaba interagindo intensamente com o ambiente, antes extrínseco.


Todos os personagens de O caseiro são bem desenvolvidos, e apresentam uma ambiguidade relevante neste tipo de filme. O defeito do filme, além de alguns efeitos especiais não convincentes, são alguns diálogos pobres, junto com uma desagradável direção de atores, que parecem tentar explicar o filme através de diálogos nada habituais no dialeto nacional. Fora isso, a obra de Julio Santi merece ser assistida várias vezes, em razão da quantidade de detalhes que fazem a diferença no seu desenrolar final.

Estreia dia 23/06/2016, nos melhores cinemas!

Gustavo Halfen

Nenhum comentário:

Postar um comentário