terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Zelig


Direção: Wood Allen
País: EUA
Ano: 1983





Leonard Zelig (Wood Allen) é um “homem camaleão” que possui a capacidade de se integrar e se relacionar em diversos ambientes. Em meio a classe aristocrata nova iorquina ele se parece como tal, em uma roda de negros, a pele de Zelig escurece e seu sotaque também muda, o mesmo acontece ao conversar com médicos, judeus e chineses. Chamando atenção da comunidade cientifica, médicos e psicanalistas, estes, começam a estudá-lo e a Dra. Eudora Fletcher (Mia Farrow) fica obcecada pelo caso e busca diferentes formas para curá-lo e entendê-lo.


O historia é contada na forma de um mocumentário (falso documentário). A parte técnica do filme é impecável, fotografias e imagens são manipuladas mostrando Zelig próximo a celebridades como Charles Chaplin e ate mesmo Charles Foster Kane, o Cidadão Kane de Orson Welles.


Wood Allen brinca com a psicanálise e a psicologia, critica de forma divertida a formação de ídolos na sociedade e a capacidade da mídia de construí-los e destruí-los. Zelig acaba virando uma espécie de freak show. E acaba sendo o símbolo de nós mesmos que usamos máscaras diariamente para representarmos papéis sociais perante a sociedade.




Gustavo Halfen

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Django Livre (Django Unchained)


Direção: Quentin Tarantino
País: EUA
Ano: 2012





Quentin Tarantino sempre deixou claro a sua preferência cinematográfica por filmes western, e que há muito tempo falava sobre dirigir um longa com o tema. Depois do bem estruturado Bastardo Inglórios e o filme exploitation À Prova de Morte, o diretor começou a trabalhar no seu faroeste Django Livre. A expectativa do público e da crítica era grande, visto que o trabalho era seu grande fetiche.



Django Livre conta a trajetória do escravo Django (Jamie Foxx), junto ao seu amigo Dr. Schultz (Christoph Waltz) para encontrar sua esposa e resgatá-la do fazendeiro e vendedor de escravos Calvin Candie (Leonardo Dicaprio).
Ao inicio do filme já temos a esplêndida aparição de Christoph Waltz, que trabalha muito bem como personagem diplomata e cínico, sempre surpreendendo o espectador. Jamie Foxx, o eterno Ray, agora representa muito bem o papel de um escravo durão e sedento por vingança.


Talvez seja este o pior (ou menos bom) filme de Tarantino. Pois a estória é enrolada e demora as coisas a acontecerem. As cenas de ação e tiroteio, embora belíssimas e instigantes, são poucas, deixando perdurar a comédia e humor negro. O diretor não hesita em mostrar a crueldade e o racismo sofrido pelos negros na época.


O filme mistura bastante o estilo western spaghetti, ora com paisagens contemplativas, ora com zooms forçados. A trilha sonora conta com a música negra em quase sua totalidade, indo do blues ao hip hop, passando pelo soul, e é claro músicas western.
Uma bela homenagem ao cinema faroeste e uma ótima desconstrução histórica da época, devido a temática usada no longa. Porém um filme moderado em se tratando de Quentin Tarantino.

Estréia dia 18 de janeiro nos cinemas!

Gustavo Halfen

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Promessas para 2013

Os filmes que estamos esperando ansiosamente!


Django Livre (Quentin Tarantino) -  18 de janeiro

O novo filme de Quentin Tarantino, sabendo que seu sonho sempre foi fazer um faroeste, eis que este ano teremos dia 18 de janeiro seu tão esperado e cobiçado longa!!


The Master (P. T. Anderson) - Janeiro

Depois de Sangue Negro, agora em janeiro teremos a estréia no Brasil de The Master!


Hitchcock (Sacha Gervasi) - Fevereiro


O filme sobre como foram as gravações de Psicose, o Cidadão Kane do terror!


Trance (Danny Boyle) - Abril
Trance ainda não possui um poster oficial.
Novo filme de Danny Boyle!


Only God Forgives (Nicolas W. Refn) - Abril

Para mim, o mais esperado! Depois de firmada a parceria do diretor dinamarquês com Ryan Gosling em Drive, vêm aí   um filme sobre vingança com promessas de muito sangue derramado!


Guerra Mundial Z (Marc Foster) - Junho

Filme baseado no livro homônimo de Mx Brooks. Mais um longa de apocalipse zumbi! Brad Pitt é o protagonista e produtor!


Machete Kills (Robert Rodriguez) - Junho

A sequencia de Machete!


The Wolverine – Julho

Baseado nos quadrinhos Eu, Wolverine o longa conta sua estória ao viajar para o oriente em busca de um amor.


Homem de Aço (Zack Snyder) Julho

Depois do fracasso das últimas franquias de Superman, eis que surge uma esperança; direção de Zack Snyder e produção de Christopher Nolan.



Robocop (José Padilha) - Agosto
Embora muitos estão com um "pé atrás" com o remake  do longa de 1987, José Padilha promete dar ênfase a crítica a polícia e tecnologia e mostrar mais o lado psicológico do policial do futuro.




Kick-ass 2 (Jeff Wadlow) - Setembro

Twelve Years a Slave (Steve McQueen) - Setembro
Um dos diretores mais promissores da atualidade, mantendo a parceria com Fassbender e aumentando o elenco agora com Brad Pitt!


Sin City: A Dame for kill for (Robert Rodriguez) - Outubro
A tão esperada continuação de Sin City!!

Jogos Vorazes: Em Chamas (Francis Lawrence) - Novembro
Sequencia dos livros considerados a nova esperança dos adolescentes.

The Counselor (Ridley Scott) - Dezembro
The Counselor ainda não possui um poster oficial.

Novo filme de Ridley Scott, com um elenco impecável: Brad Pitt, Michael Fassbender, Javier Bardem, Penélope Cruz, entre outros.


Her (Spike Jonze) – sem data
Her ainda não possui um poster oficial.
Desde 2009 sem lançar um longa, Spike Jonze se prepara para uma nova comédia, com Joaquim Phoenix como protagonista!



Lawless (???) (Terrence Malick) - Sem previsão de lançamento

Projeto não intitulado de Terrence Malick, sem data de lançamento. Alguns sites afirmam que o nome será Lawless, porém o diretor ainda nao confirmou. O que mais chama atenção é o elenco: Christian Bale, Ryan Gosling, Cate Blanchett, Michael Fassbender e Natalie Portman.



Gustavo Halfen

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A Viagem (Cloud Atlas)


Direção: Tom Tykwer, Andy Wachowski e  Lana Wachowski
País: Alemanha, EUA, Hong Kong, Singapura
Ano: 2012


Desde Matrix que os irmãos Wachowski não conseguiam mais se consolidar no campo da sétima arte. Agora com a parceira de Tim Tykwer (Corra Lola Corra, Perfume: A História de Um Assassino) eles lançam Cloud Atlas.


Cloud Atlas conta seis estórias em diferentes épocas ligadas somente por um tema principal: liberdade e/ou busca pela liberdade, onde os atores trocam de personagens conforme a estória contada e os diálogos e cenas se entrecruzam como se estivessem conectados.


O conto mais antigo se passa em uma época próxima ao fim da escravidão na Inglaterra, onde um negro clandestino em um navio luta pela sua “liberdade”. A segunda estória se passa em 1946 sobre um caso de amor homossexual e a composição de uma música marcante da época; a terceira, se passa nos anos 1970 a respeito da luta de uma jornalista para desmascarar uma industria petrolífera; outra narrativa conta uma comédia que se passa nos dias de hoje; a quinta fábula é uma estória de uma jovem que busca se libertar de uma multinacional que escraviza seus funcionários no ano de 2144; e por ultimo, em uma época pós apocalíptica chamada de “106 Anos Após a Queda”  um povo isolado em uma ilha recebe a visita de uma mulher das cidades.

Os diferentes personagens de Hugo Weaving no longa.

Todas as estórias são muito bem contadas e a transposição de uma cena a outra, impressiona; os diálogos e falas filosofam a respeito do tempo, liberdade, futuro e destino. Um filme pra se ver várias vezes e notar detalhes que antes passaram despercebidos.


Estréia hoje, dia 11 de janeiro de 2013, nos cinemas!

Gustavo Halfen

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

PRÊMIO CAPUCCINO 2012


OS 10 MELHORES FILMES DE 2012

Segue abaixo uma lista pessoal (escritor e criador do blog) a respeito dos melhores filmes de 2012. Muitos não concordarão comigo, por isso repito: é uma lista pessoal.

1. MOONRISE KINGDOM  (WES ANDERSON; EUA)



2. HOLY MOTORS (LEOS CARAX; FRANÇA, ALEMANHA)



3. FLORES DO ORIENTE (YIMOU ZHANG; CHINA, HONG KONG; 2011)


4. DEUS DA CARNIFICINA (ROMAN POLANSKI; FRANÇA, ALEMANHA, POLÔNIA, ESPANHA)



5. OS INFRATORES (JOHN HILLCOAT; EUA)



6. O HOBBIT: UMA JORNADA INESPERADA (PETER JACKSON; EUA, NOVA ZELÂNDIA)



7. JOGOS VORAZES (GARY ROSS; EUA)



8. INTOCÁVEIS (OLIVIER NAKACHE, ERIC TOLEDANO; FRANÇA)



9. PROMETHEUS (REDLEY SCOTT; EUA, REINO UNIDO)




10. 360  (FERNANDO MEIRELLES; REINO UNIDO, AUSTRIA, FRANÇA. BRASIL)




* Alguns destes filmes foram lançados em 2011, porém seu lançamento no Brasil foi em 2012.



Gustavo Halfen