quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Um Time Show de Bola (Metegol)


Direção: Juan José Campanella
País: Argentina, Espanha
Ano: 2013



Um Time Show de Bola é o primeiro longa de animação híspano-argentino lançado no Brasil. Dirigido pelo mais popular diretor argentino Juan José Campanella, conhecido pelo Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010 com o longa  O Segredo  dos Seus Olhos (El secreto de sus ojos, 2009); e por  lançar mundialmente a carreira do ator Ricardo Darín (O Filho da Noiva, 2001).

Desde antes do início da elaboração de “O Segredo...”, a ideia e a realização da animação já existiam, porém, devido às dificuldades financeiras e de produção, demorou-se tanto tempo para a animação ser lançada.

Um Time Show de Bola, inicia-se como uma breve, porém fantástica homenagem a 2001: Uma Odisseia no Espaço, passando para uma homenagem ao faroeste de Leone; que deixa qualquer cinéfilo extasiado.



Na trama, temos Amadeo, um jovem apaixonado por pebolim que vence uma partida de Ezequiel, um garoto boçal da pequena cidade. Anos mais tarde, Amadeo continua morando no mesmo lugar, acomodado com a sua realidade. Já Ezequiel, tornou-se um grande jogador de futebol profissional, e volta a sua cidade natal para comprá-la e transformá-la em um gigantesco empreendimento. Agora, Amadeo deve encarar o desafio de uma partida no campo de verdade contra Ezequiel, para salvar sua cidade.

Como de praxe nos filmes de Campanella, o drama familiar é sempre presente, e aqui, é representado pelas crianças de hoje, que não largam seus brinquedos eletrônicos, causando consequentemente um vazio na comunicação entre pais e filhos. A crítica à ostentação e ao ego inflado dos jogadores de futebol profissionais também é bastante focada, Ezequiel é milionário e gasta seu dinheiro em estátuas e esculturas que representam a sua magnitude. Porém, poucos sabem que como um empresário fala em certo momento no filme: “Os ídolos caem, a fama acaba, mas os empresários são eternos!”. Outra questão em pauta, é o fato de quererem “reconstruir” uma cidade mais moderna em cima da vila, que põe em discussão se desejamos esta evolução tecnológica em nossas vidas, ou se este progresso não é somente para poucos.


Muitas são as animações hoje em dia com estórias engraçadas, mas poucas conseguem passar uma mensagem sutil com cunho político e social como “Um Time Show de Bola”. Isso sem falar da homenagem à paixão pelo futebol e suas fantásticas jogadas, feitas em plano sequência.

Estreia dia 29 de novembro nos cinemas!

Gustavo Halfen

Nenhum comentário:

Postar um comentário