sábado, 30 de junho de 2012

A Noite dos Mortos-Vivos (Night of Living Dead)


Direção: George Romero
País: EUA
Ano: 1968
Nota: 9,0


Devido a uma estranha radiação de um satélite da NASA, os cérebros de pessoas mortas se reativaram, transformando-os em mortos vivos sedentos por carne humana. A contaminação toma conta de um terço da população nos EUA. Um grupo de desconhecidos entre si se tornam obrigados a invadir uma casa para se protegerem dos zumbis. Contudo, as disputas de ego entre eles viram brigas violentas, e logo os zumbis conseguem invadir o abrigo.


Em seu primeiro longa, George Romero utilizando poucos recursos financeiros fez um filme em preto e branco que se passa na maior parte do tempo em uma casa. O filme teve grande impacto nos EUA pela crítica social de um país que vivenciava a Guerra do Vietnã.


Inovando a estórias de zumbi, Romero se torna um ícone de filmes lado B. Em contos do gênero “pré romeristas”, zumbis que antes eram hipnotizados por seus mestres, agora são frutos de uma contaminação desconhecidas, famintos por carne humana e só morrem com um tiro na cabeça.
A forma “romerista” de A Noite dos Mortos Vivos se tornou um arquétipo moderno da cultura popular e referenciado até hoje em filmes do gênero.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

O Vingador (Hobo With a Shotgun)


Direção: Jason Eisener
País: Canadá
Ano: 2011
Nota: 7,5


O Projeto Grindhouse criado por Robert Rodriguez e Quentin Tarantino em 2007, consistia em homenagear as produções de cinema conhecidas como exploitation, que para nós aqui era mais chamado de filmes trash de quinta categoria. Estes filmes eram conhecidos por possuírem baixo orçamento, estórias toscas, muito sangue, zumbi, tripas e prostitutas; tudo apenas por mera diversão. O projeto Grindhouse exibiu os filmes Planeta Terror (R. Rodriguez) e A Prova de Morte (Q. Tarantino) e trailers falsos, dentre estes trailers, O Vingador ganhou o “concurso” como melhor trailer e entrou para ao projeto.


O Vingador conta a historia de um mendigo sem nome e sem passado (Rutger Hauer) que vai morar na rua, em uma cidade desconhecida. Chegando lá ele descobre que a cidade está tomada pela violência, criminalidade e anarquia. Tomando as dores da população ele compra uma espingarda e decide fazer justiça pelas próprias mãos.


Repleto de violência exacerbada, O Vingador possui poucas cenas onde o sangue está ausente, as outras tantas mostram retalhos e amputações sem censura. O filme é rico nas cores extravagantes que beiram o vermelho sangue, roxo, rosa e azul, dando certo clima disco setenta e oitentista. Características do cinema exploitation são as cenas cômicas que ficaram um pouco apagadas com o excesso de violência do longa.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Sem Notícias de Deus (Sin Noticias de Dios)


Direção: Augustín Díaz Yanes
País: Espanha, França, Itália, México
Ano: 2001
Nota: 7,0


Uma agente do inferno (Penélope Cruz) vai a Terra para convencer mais uma alma a pecar; porém um anjo (Victoria Abril) desce dos céus com interesse na mesma alma. O que acontece é que todos sabem que o Céu está em decadência e o inferno repleto de farsantes com interesses próprios. Agora ambos os anjos (do bem e do mal) terão que se unir para manter o equilíbrio.


O diretor Yanes deixa claro seu objetivo: enquanto que o céu é uma Paris em preto e branco dos anos 1950, onde só se fala francês, o inferno é colorido, super lotado de estadunidenses ao seu velho estilo inglês, onde se fala espanhol.
Sem Notícias de Deus é um deboche inteligente e sarcástico das religiões cristãs, assim como do cenário capitalista atual. 

quarta-feira, 27 de junho de 2012

A Passagem (Stay)


Direção: Marc Forster
País: EUA
Ano: 2005
Nota: 8,5


Dizem que quando uma pessoa está à beira da morte, seu cérebro entra em colapso causando ilusões e confusões. Outros dizem que a passagem da vida para a morte é uma visita a outras dimensões onde diferentes realidades se cruzam. Este é o tema de A Passagem.


Henry (Ryan Gosling) é um jovem problemático que procura o psicólogo Sam (Ewan McGregor) para avisá-lo que se matará em três dias. Obcecado em salvar a vida de Henry, Sam começa uma jornada em busca de todos os dados que levam Henry a querer cometer suicídio. A partir disso, Sam começa a perder a noção de realidade e fantasia.


A Passagem é um filme inteligente, com muitos detalhes que beiram entre as loucuras psíquicas de David Lynch. Com uma edição impecável e atuações fantásticas, o longa mistura suspense e drama com ilusão, confundindo o espectador que terá que notar pequenos detalhes da obra para entrar no universo entre a vida e a morte.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Amarelo Manga


Direção: Claudio Assis
País: Brasil
Ano: 2002
Nota: 7,5


Amarelo Manga é uma espécie de caleidoscópio sociológico brasileiro.
Dunga (interpretado pelo genial Matheu Nachtergaele) é um homossexual bem afeminado que limpa e cozinha em um hotel chamado Texas Hotel, além disso ele é apaixonado pelo açougueiro Wellington Kanibal (Chico Diaz); casado com a crente Kika (Dira Paes), Wellington tem um caso com outra mulher. Kika por sua vez, descobre sua traição e quer vingança. Paralelo a isso, Ligia (Leona Cavalli) tem um bar, onde é abusada pelo machismo de seus clientes o tempo todo, um deles é o necrófilo Isaac (Jonas Bloch).


Claudio Assis em seu primeiro longa, abusa dos planos vistos de cima, e de forma agressiva não poupa mostrar a nudez e a violência, sendo ambas presentes no dia a dia dos personagens. A própria capa do filme possui uma vagina cor amarelo manga, cor que representa em partes do filme a esperança e a mudança, mas também o envelhecimento, o amarelado da ferrugem, o escarro e os dentes. Como uma cobra que devora o próprio rabo, os personagens se auto punem e caem nas próprias ciladas da confusa mente humana dos brasileiros do subúrbio.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

O Último Dançarino de Mao (Mao`s Last Dancer)


Direção: Bruce Beresford
País: Austrália
Ano: 2009
Nota: 6,5


Baseado no livro autobiográfico de Li Cunxin, O Último Dançarino de Mao, começa com sua vida no campo na China nos ano 1970 quando é escolhido para treinar balé na capital. Após anos de treino Li consegue uma bolsa para estudar balé nos Estados Unidos. No país símbolo do imperialismo e capitalismo, Li é alertado pelo governo chinês a não ceder as tentações da vida ocidental. 


Porém após sucesso no balé estadunidense, ele se apaixona pela cultura ocidental, casa-se e decide ficar no país. Sofrendo pressão do governo chinês ele é proibido de nunca mais voltar a China.


Fiel ao livro autobiográfico, o longa conta de forma resumida e clara a história de Li, sem muitos apelos dramáticos, o filme mostra a visão de um chinês se adaptando a viver com o liberalismo ocidental, dando um certo apelo a “liberdade” estadunidense e ao sonho americano.

domingo, 24 de junho de 2012

Batman Begins


Direção: Christopher Nolan
País: EUA
Ano: 2005
Nota: 6,0


Depois de 1989 quando Tim Burton recria o Batman de sua forma mais caricata, com a melhor Gothan City de todas, Joel Schumacher enterra de vez com os fracassados Batman Eternamente (1995) e Batman e Robin (1997). Para o século XXI a esperança da volta do Cavaleiro das Trevas ressurge com Christopher Nolan em Batman Begins.


Batman Begins baseado em três histórias dos quadrinhos do Batman, Christopher Nolan fez questão de ser fiel aos fãs de HQ e explorar o lado psicológico e negro de Bruce Wayne, que para a maioria agradou. Contando a história da origem do Cavaleiro das Trevas, Nolan nos apresenta todo o treinamento de Bruce Wayne (Christian Bale) para enfrentar seus demônios e se tornar Batman,


Os personagens e seus interpretes não se completaram, principalmente o espantalho, que não é nada convincente na carinha ingênua de Cillian Murphy. Porém, todos gostam de estórias que contam a origem de seus ídolos, e as cenas de ação são bem feitas e reais.

sábado, 23 de junho de 2012

Cashback


Direção Sean Ellis
País: Reino Unido
Ano: 2006
Nota: 9,0


“É necessário 227,00 kg de força para esmagar um crânio humano. As emoções humanas são bem mais frágeis.” A frase de Bem Willis ao iniciar sua história.


Ben é um garoto beirando seus 20 e poucos anos que acabou de terminar seu primeiro namoro. Após o período de sensação de liberdade, ele vê sua ex namorada com outro cara e começa a se indagar a respeito de o que é amor na verdade. Seus sentimentos de carência, possessão e paixão vem à tona e ele já não dorme mais. Buscando ocupar seu tempo em que antes usava para dormir, Ben começa a trabalhar no período noturno em um supermercado. Diferente das outras pessoas, o jovem possui o poder de parar o tempo.


Contada de forma realmente sincera e lenta, Cashback chega a ser onírico e parece ter sido extraído de um diário de um jovem mal resolvido em suas relações amorosas. O diretor Sean Ellis utiliza metáforas sobre o tempo para expressar os sentimentos do jovem com o coração partido, e abusa da sensualidade do corpo feminino para mostrar o desejo de um homem no ápice da produção de testosterona.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Casa Vazia (Bin Jip)


Direção: Kim ki-duk
País: Coréia do Sul
Ano: 2004
Nota: 7,5


Um jovem coloca panfletos de propaganda na porta das casas, mais tarde volta e se o panfleto ainda estiver colado, ele deduz que não há ninguém em casa; invadindo as casas, ele come, veste as roupas das pessoas e passa a noite usufruindo do lugar. No dia seguinte antes de ir embora ele organiza a casa, concerta aparelhos, lava as roupas e parte para a próxima casa.


Uma história muito original e contada de forma única, Kim ki-duk sempre surpreende com cenas que não exigem diálogos, simplesmente por falarem por si só. Utilizando metáforas para falar sobre adaptação a sociedade e relações de aparência, Kim ki-duk debocha do cinema atual criando na segunda parte do filme uma espécie de realismo fantástico.


Curiosidades: Kim ki-duk escreveu o roteiro em um mês. O filme foi filmado em 16 dias e editado em 10.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Sombras da Noite (Dark Shadows)


Direção: Tim Burton
País: EUA
Ano: 2012
Nota: 5,0


Já faz muito tempo que Tim Burton entrou uma fase de inércia, onde repete os atores, repete os personagens e repete as histórias.
Sombras da Noite conta a história de uma bruxa (Eva Green), em 1752, que por não ter seu amor correspondido; Barnabas Collins (Johnny Depp), transformou-o em um vampiro e o enterrou em um caixão. Quase 200 anos depois, o caixão foi aberto, e agora, Barnabas vê sua família em ruínas pela maldição da bruxa que ainda está viva e comandando a cidade. Barnabas então, decide lutar para ajudar sua família e derrotar a terrível bruxa.


O roteiro de Sombras da Noite é horrível, a história deixa muito a desejar, não contando detalhes importantes. Toda a direção de arte é repetitiva, os cenários são muito parecidos com Alice no País das Maravilhas. Johnny Depp e Helena Bonham Carter (os queridinhos de Tim Burton) repetem os trejeitos de personagens anteriores. O que se vê é um desperdício de um elenco tão rico para uma história tão medíocre.


Com exceção de um lobisomem bizarro, a produção de Tim Burtom continua impecável, dando todo aquele ar de mundos fantásticos presentes em seus filmes anteriores, porem com um conteúdo vazio, mas que não deixa de agaradar boa parte das pessoas.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Eu Matei Minha Mãe (J’ai Tué Ma Mère)


Direção: Xavier Dolan
País: Canadá
Ano: 2009
Nota: 7,0


O primeiro filme dirigido pelo jovem Xavier Dolan, que também atua no mesmo, já trata de da relação mãe e filho adolescente homossexual. Hubert e sua mãe (solteira) possuem uma relação bem calorosa com os nervos à flor da pele. Ao mesmo tempo em que estãos declarando amor eterno, pequenas atitudes os transformam em bombas de insultos, chegando ao ponto de que sua mãe quer que ele saia de casa e vá para um colégio interno. 


O filme foca bem as expressões dos atores, mostra o contraste entre a casa de mãe Hubert e a casa de seu namorado. A válvula de escape de Hubert é quando ele se tranca no banheiro desabafa com uma câmera na mão.


Com diálogos bem feitos e ótimas atuações, o filme é envolvente e possui sutis toques de poesia, já dando a Xavier Dolan a premissa de um bom futuro no mundo cinematográfico.


terça-feira, 19 de junho de 2012

Crash – Estranhos Prazeres (Crash)


Direção: David Cronenberg
País: Canadá, Reino Unido
Ano: 1996
Nota: 7,8


James sofre um acidente de carro e, buscando conhecer os envolvidos em tal fato trágico, ele descobre um grupo de pessoas viciadas em batidas de carro, que adoram assistir cenas de acidentes, transar dentro dos automóveis, lamber cicatrizes e se excitam facilmente com estes tipos de desastres. Mostrando isso de forma natural, Cronenberg explora a natureza humana e todos os fetiches sexuais que a envolve. Debochando de uma sociedade maquinista e dependente de tal, o diretor consegue transmitir para o espectador a idéia de que a punição da libido é algo inventado pela sociedade.


Crash por sua vez acaba sendo um pesadelo erótico, exibindo um mundo novo, que para muitos soará estranhamente bizarro.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Predador (Predator)


Direção: John McTiernan
País: EUA
Ano: 1987
Nota: 9,0


Uma equipe do exército é chamada para fazer um resgate em meio a uma selva desconhecida. A missão foi um fracasso, agora eles têm que lutarem contra algo maior para poderem sair vivos da floresta. O ser humano deixa de ser caçador para se tornar caça.


É impressionante como depois de 25 anos o design no Predador continua moderno. É provavelmente um dos personagens mais famosos do cinema.
Um clássico da ficção. 

domingo, 17 de junho de 2012

O Quinto Mandamento (El Quinto Mandamiento)


Direção: Rafa Lara
País: México
Ano: 2012
Nota: 6,7


O sexto longa de Rafa Lara, é tão bom quanto o politizado Conflito Armado (2008). Agora em um suspense tenso, Lara entra no campo dos serial killers.
Na adolescência Victor foi muito reprimido sexualmente pela sua mãe, que o entregou a um padre para educá-lo. Contudo, o padre o abusava sexualmente. Agora adulto, Victor escuta demônios em sua cabeça e acredita que a verdadeira salvação é matar jovens garotas que estimulam outros homens ao pecado; tornando-se assim um assassino em série estuprador.


Assim como em Felicidade, Todd Solondz desmistifica o pedófilo cruel, O Quinto Mandamento desmistifica a idéia do serial killer sempre ter más intenções, pois Victor na verdade busca a salvação perante Deus para todos.   

sábado, 16 de junho de 2012

Para Poucos (Happy Few)


Direção: Antony Cordier
País: França
Ano: 2010
Nota: 7,6

Dois casais se tornam amigos, e após um curto período de tempo começam a trocar de pares e vivem em harmonia assim por tempo. Depois de vários momentos de felicidade os quatro entram em crise. A troca começa a incomodá-los de certa forma pelo ciúmes, possessão e disputa de egos. O envolvimento deixa de ser meramente sexual.

Com cenas artísticas lindas, misturadas com cenas de sexo, e um tema bem atual, retratado de forma bonita, erótica, simples e poética, Para Poucos é o retrato do que está por vir nas novas gerações de casais.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

E aí, comeu?


Direção: Felipe Joffily
País: Brasil
Ano: 2012
Nota: 7,0


Honório (Marcos Palmeira), Afonso (Emilio Orciollo Netto) e Fernando (Bruno Mazzeo) são três amigos com seus trinta e poucos anos, tentando viver a vida noturna e masculina moderna. Honório é casado, mas vive no bar com os amigos, e desconfia que está sendo traído pela esposa; Afonso, buscando terminar seu livro interminável, é apaixonado por uma prostituta e Fernando está se divorciando e se envolve com uma adolescente. O filme se passa na maior parte do tempo no Bar Harmonia e tem seu principal foco nas conversas masculinas de bar. Conversas estas, bem fiéis a realidade e não tão conhecidas pelo publico feminino.


Um filme para todos os gêneros, com piadas inteligentes e sarcásticas. Destaque para as atuações e excelente trilha sonora.
Um filme que muitos vão se identificar e rir de si mesmo. 

quinta-feira, 14 de junho de 2012

O Mundo de Andy (Man on the Moon)


Direção: Milos Forman
País: Reino Unido, Alemanha, Japão, EUA
Ano: 1999
Nota: 8,6


O longa conta a historia de Andy Kaufman, um comediante estadunidense, muito caricato, que abusava no seu humor negro. Sempre debochando e instigando o espectador, Andy usava a comédia para criticar a televisão e todo o sistema em si.


Um filme repleto de surpresas, piadas e uma das melhores atuações de Jim Carrey, O Mundo de Andy é uma comédia dramática cinebiográfica alternativa de alto nível. Obrigação a todos os fãs de cinema, comédia e....Jim Carrey!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Transfer


Direção: Damir Lukacevic
País: Alemanha
Ano: 2010



A empresa Menzana compra pessoas pobres da África, cuida-as e as mantém saudáveis para após um contrato, transferirem as mentes de seus clientes, já velhos, a esses novos corpos. As mentes originais dos corpos voltam a si somente durante quatro horas do dia; isso tudo, se os medicamentos recomendados forem tomados na hora certa. Confuso, não?


Um casal de velhinhos apaixonados à beira da morte, faz um contrato com esta empresa e suas mentes são transferidas para um casal desconhecido de africanos jovens, bonitos e saudáveis. A senhora Anna começa a se comunicar através de um diário com a personalidade original de seu corpo: Sarah. A partir disso, ela deixa de tomar algumas vezes seu remédio para que Sarah veja a luz do sol. Além, Anna (ou Sarah, como você quiser) fica grávida. Aí já dá pra ver a confusão toda.


Um filme com uma ideia fantástica, bem elaborado, simples e  inesperado, Transfer é uma crítica a colonização dos países capitalistas às suas colônias. 

terça-feira, 12 de junho de 2012

Bróder


Direção: Jeferson De
País: Brasil
Ano: 2010
Nota: 5,4


Bróder conta a historia de três amigos de infância que fazem muitos anos que não se encontram. Macu (Caio Blat), está para entrar no crime e, ele está de aniversário e sua mãe convidou seus amigos de infância para uma festa. Jaiminho (Jonathan Haagensen) virou jogador de futebol na Espanha e Pibe (Silvio Guindane) que já é pai de família e está com todas as contas atrasadas. Todos se encontram e se envolvem nos problemas de Macu. Será que a amizade ainda é verdadeira?


O filme perdeu um pouco do seu charme quando foi necessário retirar três musicas de Jorge Ben da trilha que homenageava o cantor. A justificativa foi que o valor para manter as canções no filme não eram compatíveis com o orçamento do longa.


A atuação de Caio Blat merece elogios, talvez seja seu melhor papel no cinema. O longa enfoca o cotidiano em um bairro pobre de São Paulo, dando ênfase ao sotaque, que é quase um dialeto do local. Contando uma história simples, sem grandes surpresas, Bróder tem seu mérito.