quinta-feira, 31 de maio de 2012

Medianeras: Buenos Aires da Era do Amor Virtual (Medianeras)


Direção: Gustavo Taretto
País: Argentina, Espanha
Ano: 2011
Nota: 8,0



Buenos Aires cresceu desordenada e imperfeitamente: edifícios no estilo francês ao lado de sem estilo nenhum, edifícios altos ao lado de baixos, luxuosos ao lado de precários. Sua arquitetura reflete nos seus habitantes: imperfeitos e desordenados.
Martin e Mariana são moradores comuns na grande cidade: solitários internautas sobrevivendo com um pingo de esperança no coração. Martin é aberto a qualquer garota que lhe ofereça alguma forma de companhia. Mariana obcecada pelo seu livro de infância “Onde Está o Wally?”, já o encontrou em todos os lugares (Wally no museu; Wally na fazenda; Wally no teatro, etc), porém, “Wally na Cidade” ainda é seu grande desafio.


Repleto de metáforas engraçadas Medianeras é um retrato fiel a vida romântica na era virtual.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

O Guerreiro Silencioso (Valhalla Rising)


Direção: Nicolas Winding Refn
País: Dinamarca, Reino Unido
Ano: 2009
Nota: 7,0



A tradução para o português brasileiro de Valhalla Rising, foi talvez uma das maiores injustiças feitas com o filme. Legitimamente o nome O Guerreiro Silencioso não tem nada a ver com o enredo do filme.
A palavra Valhala, segundo a mitologia nórdica é o local onde os guerreiros vikings eram recebidos com honra após a sua morte. Logo, O Guerreiro Silencioso conta a história de um prisioneiro nas regiões nórdicas (supõe-se), que possui uma extrema habilidade para matar; assim ele é usado em apostas de luta. Porém, logo alcança sua “liberdade” (pode também significar a morte), e parte com vikings que se tornaram cristãos, extremamente perdidos e inseguros em busca da terra sagrada.
Toda esta ascensão se passa em meio a nevoeiros místicos e oníricos, criando um ambiente épico e surreal, mais parecido com os filmes de David Lynch, do que com filmes de guerra da época medieval.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Querida Wendy (Dear Wendy)


Direção: Thomas Vinterberg
País: Itália, EUA, Espanha, Dinamarca
Ano: 2004
Nota: 8,5



Querida Wendy aborda armas de fogo, adolescência, violência e sexualidade de forma lírica e poética.
Dick, um adolescente solitário, se junta a um grupo de amigos e criam um grupo de pacifistas que andam armados simplesmente para se sentirem mais seguros de si. A história é contada em primeira pessoa e aborda as inseguranças do personagem e sua relação quase sexual com sua arma: Wendy.
O roteiro engenhoso de Lars Von Trier, somado a trilha sonora repleta de The Zoombies, completa toda a trama do filme dando um clima de malandragem adolescente misturada com ousadia, na busca de se tornarem heróis.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Bronson


Direçã: Nicolas Winding Refn
País: Reino Unido
Ano: 2008
Nota: 7,9



Charles Bronson é considerado o prisioneiro mais famoso da Grã Bretanha, simplesmente por sua violência sem sentido, mas era um excelente desenhista. Esta é a história de Michael Peterson, um homem que simplesmente não achava sentido nenhum na vida e gostava...do caos.
Mais uma vez Nicolas Winding Refn no presenteia com um filme arte extremamente bem feito. Agora uma biografia que perambula entre o onírico teatral e o real, entre a poesia e pancadaria.
Um filme fantástico sobre a vida deste homem incompreendido



Curiosidade: existe uma petição para soltar Charles Bronson no site http://www.freebronson.co.uk/

domingo, 27 de maio de 2012

Contracorrente (Contracorriente)


Direção: Javier Fuentes-León
País: Peru
Ano: 2009
Nota: 8,1



Miguel mora em uma pequena vila de pescadores a beira mar. Casado e esperando o nascimento de seu filho, ele se envolve com um pintor visitante da vila (Santiago). Rodeado de preconceito, ele faz de tudo para esconder sua relação homossexual. Porém Santiago morre e somente Miguel enxerga seu espírito; agora ele terá que enfrentar o preconceito para que a alma de seu amante descanse em paz.
Um filme peruano simples, místico e de certa forma polêmico, com um tema atual, ele aborda o preconceito contra homossexuais de forma poética e real.

sábado, 26 de maio de 2012

Flores do Oriente (Jin líng Shí San Chai)


Direção: Zhang Yimou
País: China
Ano: 2011
Nota: 9,0



O diretor Zhang Yimou quis chamar atenção ao massacre acontecido na cidade de Nanquim, na China pelo exército imperial japonês em 1937, durante a 2ª Guerra Mundial. Porém diferente da maioria dos filmes de guerra; ele consegue mostrar todo o abuso do massacre conhecido como Estupro de Nanquim, contando a história do estadunidense agente funerário John (Christian Bale) que vai até lá  para enterrar um padre, logo ele se sensibiliza com as garotas abandonadas no convento, e finge ser o padre para protegê-las. Um grupo de prostitutas de Nanquim acabam ficando na igreja também, e são elas que floreiam toda a história com sua sensibilidade, coragem, beleza e cores, assim se tornando as verdadeiras heroínas da guerra.
Destaque para um plano sequência fantástico na fuga de duas prostitutas em meio as ruas destruídas; também para o tiroteio em uma papelaria, onde os papeis coloridos voam e se misturam com o sangue e o fogo causado pelas bombas japonesas. 
Um filme de guerra triste e colorido! 

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Apollo 18


Direção: Gonzalo Lópes-Gallego
País: EUA, Canadá
Ano: 2011
Nota: 6,7



Apollo 18 foi a ultima missão à Lua feita pela NASA. O fato é que esta missão era secreta e não voltou do espaço, porém as filmagens feitas durante a viagem foram recuperadas e escondidas secretamente pela NASA, que nunca confirmou tal expedição. Nos últimos anos essas filmagens foram descobertas, postadas no site lunatruth.com e editadas para o filme.
Esta é a historia do mocumentário (documentário falso) Apollo 18, uma espécie de Bruxa de Blair trash espacial.
Pra quem gosta de espaço e teorias da conspiração, esta é uma boa indicação.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

MIB 3 - Homens de Preto 3 (Men in Black III)


Direção: Barry Sonnenfeld
País: EUA
Ano: 2012
Nota: 7,9 




O Agente J (Will Smith), volta ao ano de 1969 para tentar salvar seu parceiro, Agente K (Tommy Lee Jones) e o planeta Terra da invasão galáctica liderada por Boris, The Animal. A partir disso, ele descobrirá segredos sobre seu passado e de seu parceiro; além de desvendar a identidade secreta de grandes artistas do movimento paz e amor que rolava por naquela época.
Misturando ficção científica, ação e piadas muito inteligentes, Etan Cohen (roteiro) e Barry Sonnenfeld (diretor) conseguiram manter a fidelidade e até superar o primeiro MIB - Homens de Preto.
Mantendo você preso na cadeira, o filme fará você rir e até mesmo chorar de emoção com esta saga atemporal de caça aos extraterrestres, que também conta a participação especial de Justin Bieber e Tim Burton como alienígenas.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Felicidade (Happiness)


Direção: Todd Solondoz
País: EUA
Ano: 1998
Nota: 7,0



Felicidade é uma mistura de Beleza Americana (Sam Mendes) com Magnólia (Paul Thomas Anderson); várias vidas se entrecruzam onde cada um com seu submundo particular buscando a melhor forma de atingir a felicidade. Tudo isso com muito deboche nas cores vivas e vibrantes que se misturam com a trilha sonora engraçadinha.
Em todo esse contexto ocorre a desmistificação do pedófilo malvado, além de toda a desconstrução do sonho americano.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Na Natureza Selvagem (Into The Wild)


Direção: Sean Penn
País: EUA
Ano: 2007
Nota: 8,1



Ansiedade é a palavra que resume as frustrações das gerações nascidas nos anos 1980. Ansiedade esta, gerada por uma sociedade que impõe certas obrigações sociais as quais muitos não se identificam e/ou de alguma forma não querem fazer parte; porém acabam se entregando e fugindo do seu eu devido a uma “imposição familiar”.
Baseado em uma história real, Na Natureza Selvagem retrata este tipo de relacionamento pais e filhos. Christopher está cansado de seguir as regras sociais impostas por seus pais e sai sem destino e sem rumo em busca da sua verdadeira natureza: “...confrontar-se ao menos uma vez, achar-se ao menos uma vez na mais antiga condição humana. Enfrentar a pedra surda e cega a sós, sem outra ajuda além das próprias mãos e da cabeça.”; São suas palavras, ao resumir seu destino ao iniciar sua jornada sem volta.
Na Natureza Selvagem é mais que um filme, é uma lição de vida.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Meninos de Deus (The Dangerous Lives of Altar Boys)


Direção: Peter Care
País: EUA
Ano: 2002
Nota: 7,3



Tirando a péssima atuação de Jodie Foster, que não serve para fazer papel de freira, o filme é muito bom.
Meninos de Deus é uma experiência de recordação da época de adolescente, onde tudo é novidade, quando garotos mais ousados iniciam suas vidas nas drogas, na música, no sexo, no misticismo e na poesia. Tudo isso intercalando cenas de histórias em quadrinho contando o drama que os garotos do filme passam, de uma forma mais fantasiosa, dando idéia de como vêem cada aventura e travessura da vida.

domingo, 20 de maio de 2012

Pusher

Direção: Nicolas Winding Refn
País: Dinamarca
Ano: 1996



Nicolas W. Refn em sua obra inaugural, Pusher começa apresentando os personagens principais com um fundo negro e uma luz sombria sobre eles; na trilha temos a música Pusher Theme interpretada por The Prisoner Feat. Thomas Risell, já nos dando uma previsão da agitação que está por vir. Como pano de fundo, temos a periferia de Copenhague, onde Frank (Kim Bodnia), que vive de vendas de pequenas quantidades de cocaína e heroína, está para fazer uma grande venda, porém é preso em flagrante, ficando sem o dinheiro e sem a droga. A partir daí inicia-se uma cadeia de pequenos acontecimentos que vão cada vez mais comprometendo a vida do protagonista. 


O filme todo é escuro, com toques de vermelho, a violência não é gratuita e com bastante movimento de câmera seguindo o personagem de um lado para outro, o espectador dá rápidas espiadas na violência das cenas, como quando Frank espanca seu colega Tonny (Mads Mikkelsen) com um taco de baseballPusher se tornou um ícone do cinema independente e, inclusive em 2012 ganhou um remake inglês não comparável ao original, dirigido pelo diretor espanhol Luis Prieto; Nicolas Refn assina a produção executiva.

Gustavo Halfen

sábado, 19 de maio de 2012

Contra o Tempo (Source Code)


Direção: Duncan Jones
País: EUA
Ano: 2011
Nota: 7,7



Contra o Tempo entra no ramo da física quântica, se tratando de viagem no tempo, diferentes dimensões e ética; um tema já muito abordado no cinema, porém não desta forma.
Duncan Jones, agora com um orçamento muito maior que Lunar (seu primeiro longa que custou US$ 5 milhões) de 30 milhões, consegue fazer um filme ousado, diferente, e fácil de assistir, mas sem sair do alternativo.
Pra quem curte ficção científica, física quântica e ação, este é um filme quase perfeito.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Tudo que você sempre quis saber sobre sexo – Mas tinha medo de perguntar (Everything you always wanted to know about sex, but were afraid to ask)


Direção: Woody Allen
País: EUA
Ano: 1972
Nota: 7,3



Uma comédia de Woody Allen é sempre uma comédia boa! Sempre bem focada nos diálogos e em temas um pouco polêmicos, Woody Allen consegue fazer você rir de si mesmo. Em “Tudo que você sempre quis saber...” não é diferente. Baseado em um livro, de forma engraçada e descontraída, o diretor, desmistifica alguns tabus sexuais como: “travestis são homossexuais?; O que é sodomia?; “Como funciona uma ereção”. Este ultimo, também o ultimo quadro do filme, ele mostra de forma “científica” como funciona o corpo de um homem na hora do sexo. Vale a pena assistir.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Ricky


Direção: François Ozon
Pais: França, Itália
Ano: 2009
Nota: 8,6



“She won't let you fly, but she might let you sing
Momma's will keep baby cozy and warm
Oh Baby,
Of course Momma's gonna help build the wall” (Roger Waters)

Se houvesse uma música para representar este filme, a sexta faixa do álbum The Wall da banda britânica Pink Floyd, chamada Mother, seria perfeita!
Ricky é um filme para poucos.
É a historia de uma mulher que mora com a filha e possui “uma vida sem muita vida”. Logo, ela conhece um cara que trabalha na mesma indústria. Tudo acontece muito rápido, e logo ela está grávida e morando com o futuro pai. Ricky é o filho que rapidamente vem à luz.
Ricky é um filme sobre família. Um filme para se analisar as entre linhas da relação mãe e filho, pai e filho.
A luz sempre acima da cabeça da mãe; as frases e o olhar da filha; as atitudes do pai; o choro da criança e o papel de parede do quarto, resumem a base das famílias comuns em todo o mundo.
Um filme metafórico, ousado e instigante.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Underground


Direção: Emir Kusturica
País, Iugoslávia, França, Alemanha, Hungria
Ano: 1995
Nota: 8,0



Na época da invasão alemã na antiga URSS, na 2ª Guerra Mundial, traficantes de armas criam uma cidade no subsolo onde fabricam armas para o tráfico. Porém, ao final da guerra os trabalhadores e moradores do subsolo continuam sendo usados para a fabricação de armas, achando que a guerra ainda acontece.
Underground é um filme de comédia forçada, surreal, onírico, artístico, onde se resume a história de um país que viveu e vive em guerra: Iugoslávia, hoje divida em Sérvia, Montenegro, Macedônia, Eslovênia, Croácia e Bósnia.
Realmente é um filme underground; a princípio você demora pra entender o clima e a idéia do filme. Mas você se acostuma, se envolve, ri e se emociona.
O que era para ser um filme arte, acabou se tornando um filme histórico e uma critica a guerra.
Um filme bem “under”, mas muito bom!!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

2 Coelhos


Direção: Afonso Poyart
País: Brasil
Ano: 2011
Nota: 7,9



Estava demorando pra alguém fazer esse tipo de filme no Brasil. Talvez porque ninguém tinha tanto dinheiro pra gastar (R$ 4 milhões).
De qualquer forma, o filme é muito bom. Afonso Poyart conseguiu misturar em seu primeiro filme ação, arte, poesia e criatividade. É uma pena que ele tenha pecado TANTO em uma trilha sonora medíocre e em um elenco TÃO fraquinho.
O longa lembra muito os filmes de Guy Ritchie, só que brasileiro. Fica a dica!

Tudo Pelo Poder (The Ides of March)


Direção: George Clooney
País: EUA
Ano: 2011
Nota: 7,5



O que esperar de um filme dirigido por George Clooney, e com atuação de RyanGosling? É difícil sair coisa ruim.
George Clooney é considerado um dos mais influentes homens de Hollywood. Além de já ter atuado em mais de 60 longas, já dirigiu três filmes com sucesso. Tudo pelo Poder é seu quarto filme, e surpreende.
O diretor de comunicação do partido democrata Stephen Myers (Ryan Gosling), acredita fielmente no candidato a presidência Mike Morris (George Clooney), não apenas que ele irá ganhar, mas também que ele irá ser um bom presidente para a nação. Porém, ao se envolver   amorosamente com uma voluntaria do partido Molly, Stephens entra em um labirinto de controvérsia no partido, sendo retirado de seu cargo, e se desiludindo com Morris ele descobre ingênuamente que em meio a política tudo é podre e embarca em uma luta de poderes.
Um filme político, mas sem chatices, com ação, reviravoltas,  excelentes atuações e um final alternativo.

domingo, 13 de maio de 2012

Inferno na Ilha (Kongen av Bastoy)


Direção: Marius Holst
País: Noruega/ França/ Suécia
Ano: 2010
Nota: 7,5



Inferno na Ilha é um filme azul, frio e norueguês.
A princípio você imagina que o filme será sobre mais uma ilha onde os seus prisioneiros são maltratados injusta e desumanamente, e os mesmos buscam justiça pelas próprias mãos. Tenha certeza: é exatamente sobre isso mesmo! Porém, Inferno na Ilha tem cenas marcantes e empolgantes, onde a frieza dos noruegueses nesta ilha coberta pela neve é superada pela luta de todos os prisioneiros que estão infelizes com um acontecimento na ilha.
Apesar de clichê, ele surpreende. Um suspense para todos.

sábado, 12 de maio de 2012

Drive


Direção: Nicolas W. Refn
País: EUA
Ano: 2011
Nota: 9,5



Drive possui uma história simples: um homem solitário faz justiça pelas próprias mãos para defender sua paixão. Porém, o filme vai além de um thriller de ação; é um filme artístico no maior sentido da palavra.
Buscando referências artísticas no embelezamento da violência de Laranja Mecânica (Stanley Kubrick); na violência explícita e inesperada de Taxi Driver (outro filme que tem uma história parecida com Drive); e principalmente na estética dos vídeogames, onde o ambiente é um vácuo brilhante carente de matéria, também muito bem referenciado pelo avatar interpretado por Ryan Gosling; um sujeito frio, calculista e sem muita expressividade nas suas emoções (referência dos western de Sergio Leone).
Um filme para se analisar de forma poética que com certeza será muito referenciado nos próximos filmes.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

A Montanha Sagrada (The Holy Mountain)


Direção: Alejandro Jodorowsky
País: México
Ano: 1973
Nota: 10,0



Esqueça tudo que você aprendeu na vida, na escola, na universidade. Não confie no seu cérebro! LEMBRE-SE: a montanha é sagrada.
Esqueça seus conceitos religiosos, sociais, filosóficos e pré-conceitos. Embarque em uma viagem de sensações. Sinta ódio, sofrimento, dor, magia, alquimia, raiva, alegria, incômodo... e enfim... volte a sua vida como um ser humano no maior sentido da palavra.  
Um marco no surrealismo! Um filme pra poucos!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Vá e Veja (Idi i Smotri)


Direção: Elem klimov
País: Rússia
Ano: 1985
Nota: 9,6


Vá e Veja vai muito além de filmes de guerra estadunidenses onde uns atiram suas metralhadoras de cá e o “inimigo” atira de lá; vai muito além de explosões, ação e divertimento para o espectador.
Vai e Veja é o retrato mais poético, e real que um filme de guerra pode alcançar. O filme é forte, não por ter cenas de amputação e estupro, mas por ter uma trilha sonora tensa, atuações fantásticas, cenas de perda e humilhação e sonoplastia mais que real. O filme mais parece um documentário que uma ficção em si.
Um dos melhores (se não, o melhor) filme de guerra que já vi. 


quarta-feira, 9 de maio de 2012

Barry Lyndon


Direção: Stanley Kubrick
País: EUA
Ano: 1975
Nota: 8,6






Claro que não é o melhor filme de Stanley Kubrick, mas é uma grande obra de arte. Por se falar em arte, talvez este seja a sua maior referência em arte de todo o seu trabalho.
Barry Lyndon possui um roteiro e uma história intrigante, onde você se questiona quando vai acontecer o desfecho do filme. Porém, tudo isso fica apagado pela belíssima direção de arte, luz, fotografia e figurino do filme. A maior parte dos enquadramentos começa focando rostos de perto em um plano chapado, e assim vai se distanciando sempre mostrando uma paisagem ou um cenário que lembra perfeitamente alguma pintura da época; o filme parece uma pintura em movimento. Talvez seja a melhor direção de arte já vista no cinema.
This is Stanley Fucking Kubrick!






Battleship – A Batalha dos Mares


Direção: Peter Berg
País: EUA
Ano: 2012
Nota: 7,0



Para uma mega produção hollywoodiana de ação esse filme quase supera as expectativas. Tirando aquilo que todo mundo sabe e espera ter (efeitos audiovisuais “de ponta”), o filme consegue ter uma historinha inicial divertida, cenas de ação surpreendentes, uma trilha sonora bem rock n`roll (The Black Keys, AC/DC, Creedence...) e dar MUITA referência ao jogo de tabuleiro muito jogado nos anos 1980 e 1990, Batalha Naval; jogo o qual o filme foi baseado.
Um filme pra quem quer relembrar a época dos jogos de tabuleiro, pra quem curte ação e efeitos especiais, mas dispensa os filmes de heróis clichês da Marvel.

terça-feira, 8 de maio de 2012

A Vida dos Outros (Das Leben der Anderen)


Direção: Florian Von Donnersmarck
País: Alemanha
Ano: 2006
Nota: 7,6



A Vida dos Outros foi uma tradução bastante satisfatória para a temática do filme. O filme se passa na Alemanha oriental em 1984 e conta a história de um espião da polícia secreta alemã que mantinham uma política de espionagem de todo e qualquer cidadão que podia ter uma suspeita conspiratória.
Este espião (excelente atuação de Ulrich Muhe) passa por uma crise de dualidades entre o bem e o mal, o amor e a repressão. Passando a ter uma relação voyeurística com o casal espionado.
O filme possui um clima cansativo e parado nos primeiros 90 minutos. Sensação que desaparece nos 30 minutos finais, com um desfecho inesperado e feliz, fazendo valer a pena o cansaço inicial.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Azumi


Direção: Ryuhei Kitamura
Ano: 2003
País: Japão
Nota: 7,2



É impressionante como uma trilha sonora ruim pode estragar todo um filme bem feito. Esse foi o maior erro de Azumi. A história de uma assassina de senhores feudais que ameaçam o Japão com planos de guerra.
A história em si é interessante, a lutas são bem reais, e poderiam ser melhores se tivessem um pouco mais de fantasia e poesia em suas cenas como no filme Herói (2002). Mas isso só acontece na última luta de Azumi contra o ninja branco.
Ah! Azumi também poderia ser um pouco mais sexy. Espero que Azumi II seja melhor.

domingo, 6 de maio de 2012

Vanilla Sky


Direção Cameron Crowe
Ano: 2001
País: EUA
Nota: 9,9




Esse é talvez um dos (se não o único) remakes hollywoodianos melhor que o filme original (Abra Los Ojos – Espanha).
Estamos falando de Cameron Crowe no auge da sua inspiração cinematográfica. O tema principal do filme é: sonhos. Portanto, o filme consegue ser onírico, poético, luminoso e, além de um excelente roteiro; uma trilha sonora mais que especial passando por Rolling Stones, Bob Dylan, The Chemical Brothers, Sigur Ros, Radiohead entre outras surpresas.
“Cada minuto é uma chance de virar a mesa.” diz em certo momento a musa Sofia (Penélope Cruz) ao protagonista David Aaames (Tom Cruise), resumindo a temática do filme.
Se delicie e chore. Um filme pra se rever várias vezes.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Pi (π)


Direção: Darren Aronofsky
Ano: 1998
País: EUA
Nota: 8,8



Um filme bastante interessante sobre religião, formigas, cérebros, economia e....matemática.
O filme é em preto e branco com contraste, sombra e luz bem fortes, dando uma aparência tosca de um xerox dos anos 90. Somando a isto, um ambiente sinistro com paredes sem reboco, lembra muito o expressionismo alemão, principalmente Nosferatu (você vai entender); dando ao filme um ar sinistro e paranóico sobre como o matemático protagonista do filme Max, vê o mundo.
Outra coisa intrigante do filme é a idéia de o homem não estar preparado psicologicamente para desvendar certos segredos do universo. Só vendo o filme para entender...

quinta-feira, 3 de maio de 2012

O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias


Direção: Cao Hamburger
País: Brasil
Ano: 2006
Nota: 6,4



O filme não ultrapassa expectativas. Serve muito mais como um filme histórico do que um filme artístico em si. Uma boa trilha sonora e..... Não passa disso.
Mas retrata um pouco da realidade vivida nos anos 1970; enquanto o Brasil “desbravava” a Copa do Mundo, muitos jovens contra a ditadura sumiam e/ou eram exilados.
Se você quer ter um pouco da noção do que se passava no ano em que o Brasil ganhou a Copa, fica a dica! Mas não espere mais que isso.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

As Donas da Noite (Wir Sind Die Nacht)


Direção: Dennis Gansel
País: Alemanha
Ano: 2010
Nota: 2,4


Se não fosse um filme ambientado em alguma cidade onde se fala alemão, eu poderia dizer que era um filme “hollywoodiano”. Tem todas as características para tal.
A princípio, a história começou bem: vampiras, feministas, sexys, malvadas, independentes. Porém pecou com um péssimo roteiro e uma historinha medíocre com direito a mocinho e bandido e casal apaixonado.
Pelo menos a atriz Jennifer Ulrich (Charlotte) fez uma boa atuação e sua personagem tem uma história interessante.
Fiquei imaginando como seria legal se esse filme fosse ambientado na Alemanha na Segunda Guerra Mundial ou nos anos 1920. Com certeza seria mais interessante.



terça-feira, 1 de maio de 2012

O Segredo de Seus Olhos (El Secreto de Sus Ojos)


Direção: Juan José Campanella
País: Argentina
Ano: 2010
Nota: 8,6


Atuações boas, personagens complexos, maquiagens ruins.
Um filme argentino e poético. Sobre a vida, a justiça, o medo de ser feliz, o medo de olhar pra trás.
Atenção para o plano de seqüência próximo à uma hora de filme; um dos melhores que já vi. A cena teve 3 meses de planejamento, 3 dias de filmagens e 9 meses de pós produção. Se você já viu o filme, veja o vídeo a baixo de como foi feita esta cena. Caso não tenha visto, recomendo que não estrague a surpresa.